A Platina Pura é a mais conhecida e menos raro dos metais do grupo da platina. O seu Ponto de fusão é de 1769° graus Celsius, tem uma durabilidade e excelente resistência ao ataque químico por ácidos e fusão. As misturas tornam-se muito adequadas para produtos de laboratório. Com 95% de Platina / 5% de Ouro (Pt-5Au): Material universalmente aceito de escolha para cadinhos e moldes de fundição.
Para análise por fluorescência de raios X a liga tem temperatura mais alta do que platina pura e tem uma propriedade “não molhante”, o que na remoção fácil da amostra após a fusão e permite muitos ensaios reprodutíveis com 90% de Platina / 10% de Ródio (Pt-10Rh): Esta liga tem um ponto de fusão de 1850° graus Celsius, tem maior dureza e maior resistência que a outra liga de platina.
É capaz de manter a sua forma sob as condições mais quentes no forno, com 97% de Platina / 3% de Irídio: a resistência mecânica, térmica e resistência à corrosão torna-se maiores com o aumento do teor de irídio. As ligas de irídio de platina sofrem de aumento da perda de peso na oxidação.
Cuidados com as peças em platina e suas ligas
USO E CUIDADOS
A Platina (Pt) e muitas das suas ligas são altamente resistentes ao ataque químico. Para obter o maior uso e vida.
Outras operações de limpeza incluem: